quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pais contam histórias, abrem "museu" de David Luiz e esbanjam confiança

Ladislao e Regina Célia Marinho, pais-torcedores de David Luiz 

“Um ex-treinador disse que ele estava sendo dispensado do São Paulo porque não iria crescer. Hoje ele só tem 1,89m", brinca o pai.

Alguns vão dizer que "é de berço", outros podem atribuir à genética. De qualquer forma, se torna mais simples entender David Luiz, central da Selecção Brasileira e do Chelsea, após conhecer e conversar com os pais dele. A fé e a convicção da mãe, Regina Célia Moreira Marinho, o bom humor do pai, Ladislao Luiz Marinho, além do comportamento "pé no chão" de ambos ajudam a compreender de onde veio a personalidade de um dos mais carismáticos jogadores da nova Família Scolari.

Sempre que pode o central, abertamente, valoriza e enaltece a importância da criação e do apoio que recebeu durante uma jornada que ele espera coroar com a participação na Copa do Mundo no Brasil, a partir do dia 26, quando se apresenta à Selecção, na Granja Comary, em Teresópolis. Durante uma visita à casa da família em Juiz de Fora, os pais falaram ao GloboEsporte.com sobre a carreira do jogador, sobre a expectativa deles para o Mundial e quais conselhos darão ao filho antes da disputa do torneio mais importante do futebol.

História de uma vida

Pais têm quarto com as lembranças da carreira do filho

Ficou pequeno. É assim que Ladislao apresentou o quarto na casa da família onde estão todas as lembranças de David Luiz como jogador, desde o período de dente de leite, passando por Vitória (BA), Benfica até o Chelsea.

– A história do David está aqui. Ele não sabia que nós guardávamos tanta coisa, desde quando ele começou a aparecer no futebol. Ele joga futebol desde que nasceu. Com um ano a gente viu que ele seria jogador. Já tinha certeza disso – narrou o pai.

Camisas de equipas, bandeiras de jogos, souvenirs (em português: memórias) de estádios e de partidas, medalhas, credenciais, prémios individuais ou da equipa compartilham espaços com presentes enviados por amigos e fãs de todo o mundo, além de objectos com fortes significados pessoais, como a primeira chuteira. Itens que instigam visitantes sobre suas histórias e que trazem ao pai as lembranças de todas as superações do zagueiro.

A "orelhuda" taça da Champions, presente do Chelsea

– Um ex-treinador disse que o David estava sendo dispensado do São Paulo porque ele realmente não iria crescer. Ele não estava nos moldes do São Paulo naquela época. Hoje ele só tem 1,89m. Ele realmente não cresceu... – brincou Ladislao.

Entre os prémios de emissoras de TVs e torneios, troféus e champanhes dados ao "homem do jogo" no Campeonato Inglês, uma réplica em miniatura da Taça da Liga dos Campeões é uma recordação do titulo conquistado em 2012, na decisão nos pênaltis contra o Bayern de Munique.

– As coisas quando vêm assim com maior dificuldade têm um sentido maior. Muitos dizem, "ah, o Drogba fez o golo de empate", "o Cech defendeu o pênalti", mas se ele não tivesse feito o pênalti, o Chelsea tinha saído. Ele foi lá, com a sua personalidade e rede! – narrou o pai que viu na Allianz Arena o momento de triunfo do filho.

Um armário guarda as camisas e cachecóis da Selecção Brasileira e do Chelsea, incluindo a bola da final da Liga dos Campeões. Entre as curiosidades do acervo, que não para de crescer, Ladislao contou como uma bola com a inscrição "1928, Wembley" entrou na colecção.

O presente favorito de David Luiz, segundo o pai

– Essa bola, ele ganhou de um amigo em Londres no aniversário dele no ano passado. Eles jogavam com essa bola de capotão em 1928. É o presente que ele mais gosta – contou.

No entanto, algumas lembranças não podem ser guardadas na sala. Como testemunhar a reacção dos torcedores após David Luiz evitar o que seria o golo de empate da Espanha na final da Copa das Confederações em 2013.

– Marcou bastante. O Maracanã em peso gritando o nome dele. Nunca vi aquilo. Uma torcida gritar o nome de um zagueiro. Depois daquele lance, toda vez que ele pegava na bola era "David Luiz! David Luiz! David Luiz!". Aquilo ali marcou muito. Foi muito legal – lembrou.

Bonde preparado

Casa da família está em clima de Copa do Mundo

Em todo os lados da casa dos pais de David Luiz há o clima de Copa do Mundo. Desde o muro externo, especialmente decorado para o Mundial, passando pela faixa que parabeniza o filho pela convocação, até a decoração com bandeiras e fotos do jogador em acção pela Selecção Brasileira. Além da casa, sede informal da acção social conduzida pela família, o local é ponto de referência da "torcida David Luiz", comandada pela mãe, Regina Célia. A popularidade do filho trouxe vários amigos para ela nas redes sociais.

– Eu tenho muitos seguidores, mas por causa do David Luiz. Tem gente que sempre conversa, manda e-mail, manda mensagem inbox. Noras, então, devo ter umas 10 mil e de vários locais – brincou.

Faltando pouco para começar o Mundial e com o "coração batendo a mil por hora", Regina Célia reforçou que tem motivos de sobra para confiar no filho.

Camisa autografada especialmente para a mãe

– O que mais me alegra não é o David Luiz jogador de futebol profissional, é o David Luiz ser humano, solidário, humilde. A profissão dele só veio acrescentar o bom cidadão que ele é – disse a mãe coruja.

Este apoio trouxe mais uma das lembranças no quarto: uma camisa do Brasil autografada "Te amo mãe! Minha fortaleza! David Luiz. Deus é fiel".

– Aquela ali foi da Copa das Confederações. Com certeza, agora a gente vai colocar outra "Te amo, mãe!" com uma taça ao lado – afirmou.

No entanto, Ladislao é rápido em lembrar que também quer uma camisa autografada, afinal de contas, está orgulhoso de ter o filho entre os escolhidos para representar o Brasil na Copa do Mundo.

– Agora vai vir "Te amo, pai!" É uma conquista ter um filho na Selecção Brasileira e jogando essa Copa no país. É um momento importante para nós e para todo o povo brasileiro - lembrou Ladislao.

Faixa comemora a convocação de David Luiz para Copa do Mundo

Assim como na Copa das Confederações, eles pretendem seguir o filho e a selecção durante o Mundial, com perucas coloridas e camisa com o rosto dele.

– Nós estamos tentando reunir o máximo de pessoas para conseguir pelo menos acompanhar dois jogos. É complicado porque tem jogos em dia de semana, e as pessoas trabalham. Não vai ter ingressos para agradar a todo mundo, mas pelo menos o pessoal que faz parte da acção social, nossos amigos, parentes, vizinhos, para a gente seguir o "bonde do David Luiz" – explicou a mãe.

Detalhe da decoração da casa da família de David Luiz em Juiz de Fora

Os dois estão confiantes no desempenho da Selecção. O palpite de Ladislao é de que não vai ter para ninguém.

– Vai atropelar, vai passar por cima, como fez na Copa das Confederações – afirmou.

Para Regina Célia, a força do Brasil para a disputa está no grupo.

– Eles estão unidos, se tornaram uma grande família. A maioria é amigo tanto dentro quanto fora da Selecção. Muitos se conhecem desde a infância. Foi um momento muito legal David rever vários amigos que conheceu na idade de 12 até 14 anos. Muito bom. Com certeza, se o grupo continuar unido como está, vão conseguir conquistar esse caneco facilmente – analisou.

Conselho dos pais para o filho

Ladislao Marinho, pai do zagueiro da seleção, David Luiz

Se os pais, geralmente, dão orientações às vésperas de todos os momentos da vida dos filhos, sejam cotidianos ou decisivos, o GloboEsporte.com quis saber quais as recomendações dos pais de um jogador da Selecção às vésperas de uma Copa do Mundo no Brasil. Conhecedor do temperamento do filho, Ladislao disse que só vai reforçar o que já espera que David Luiz fará.

– O que eu sempre digo: é para ele estar sempre atento, sempre ligado em todos os lances, até o juiz apitar o final. Ele vai estar sempre com aquele ímpeto, aquela garra, aquela raça, que lhe é peculiar e que ele sempre demonstrou em campo. Porque todo jogo para ele é uma final, ele sente assim. E na Copa não vai ser diferente – afirmou o pai.

A mãe, Regina Célia, reforçou que “em conselho que está ganhando, não se mexe”.

– É o que a gente fala, independente de ser a Copa, sempre que ele vai para os jogos. “Filho, agradece a Deus por todos os momentos que tem conquistado até hoje. Vai com fé. Deus proverá que vocês vão ser campeões nesta Copa do Mundo”. É o que a gente fala para ele, sai de casa, todas às vezes, ora e peça a Deus que tudo vai dar certo. Eu tenho plena certeza de que eles vão ganhar – concluiu.

"Ora e peça a Deus, que tudo vai dar certo" é o conselho de Regina Célia para David Luiz nesta Copa do Mundo

Fotos: Roberta Oliveira

Sem comentários: