sexta-feira, 30 de março de 2012

Em entrevista, Mano dá pistas sobre jogadores acima de 23 anos que estarão em Londres

* Alex Livesey/Getty Images

O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, foi sabatinado na tarde de hoje por jornalistas do canal fechado Sportv e, embora não tenha garantido quem são os três jogadores acima dos 23 anos que certamente levará à Olimpíada de Londres, em busca da tão sonhada inédita medalha de ouro, deu pistas quentes sobre o assunto.
Julio César, presente em sua pré-lista de 52 jogadores, parece não ser toda essa unanimidade na cabeça do Mano. Questionado no programa Arena Sportv sobre a dificuldade em definir um goleiro confiável, com direito a referência ao nome do arqueiro da Internazionale, Mano preferiu falar mais destacadamente sobre dois nomes: Rafael, titular absoluto e campeão da Libertadores com o Santos, e Gabriel, também vencedor, só que no Sul-Americano Sub-20 com a seleção. Neto, ex-Atlético Paranaense e hoje reserva da Fiorentina, também foi citado. Mano afirmou que levará dois goleiros e um terceiro na lista de stand by (atletas que poderão substituir a jogadores machucados durante o torneio).

No programa, Mano não escondeu qual é a sua maior preocupação para o time olímpico: a zaga. Com isso, Thiago Silva (Milan),
David Luiz (Chelsea) e Dedé (Vasco), com Luisão (Benfica) correndo por fora, devem ocupar uma e até duas das três vagas para quem não possui idade olímpica (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1989).
Caso Mano tenha qualquer dúvida sobre o estado físico de Thiago Silva, David Luiz é quem tem maiores possibilidades. É o segundo da "fila". Isso porque em determinado momento da entrevista, Mano admitiu que jogar uma competição como a Champions League pesa. Assim, o fato de já ter tido a experiência de enfrentar os melhores atacantes do mundo em um torneio de altíssimo nível credencia o defensor do Chelsea. Dedé, que é um baita zagueiro, ainda atua no país, pelo Vasco.

Pela linha de raciocínio do Mano, faltaria a Dedé ser "testado" nas principais ligas de futebol. O técnico até citou uma reação de espanto dele no amistoso contra a Alemanha (derrota do Brasil por 3 a 2) quando, do banco de reservas da seleção, viu Thomas Müller, meio-campista do Bayern de Munique, dominar uma bola mal passada com enorme categoria e olhar para Mano como se pensasse: "aqui, o nível é outro". Talvez essa confidência de Mano explique o porquê de manter a dupla Thiago Silva e David Luiz na seleção principal, apesar de tantos apelos para que Dedé forme dupla com o beque do Milan.

Mas é bem possível que Mano resolva escolher não um dos dois, mas a dupla que hoje é titular do time de cima para Londres. É a aposta do blog. Com isso, restaria só uma vaguinha para jogadores acima de 23 anos. E, a julgar pelo tanto que Mano valorizou no programa jogadores que atuem em mais de uma posição, Daniel Alves está garantidíssimo no grupo que irá à Olimpíada. Mano lembrou do número limitado de atletas que poderá levar (18), então atletas polivalentes devem levar vantagem, caso de Daniel Alves, que joga nas duas laterais, atua no meio-campo e, nas palavras de Mano, também como "ponta". O treinador mencionou que Daniel Alves apareceu várias vezes como atacante na final do Mundial de Clubes da Fifa, quando o Barcelona atropelou o Santos, de Ganso e Neymar, com uma goleada por 4 a 0.

Seleção principal

Ronaldinho Gaúcho não chegou a ser defendido com unhas e dentes por Mano no Arena Sportv. Disse que o chamou porque estava bem, mas ponderou que as atuações recentes não bastam. Citou a assistência para o gol de Vagner Love ontem, pela Libertadores, quando o Flamengo perdeu para o Olimpia por 3 a 2, mas deu a entender que espera mais do que apenas lampejos desse jogador.

Robinho, defendido por muita gente após sequência de boas atuações no Milan, está nos planos do treinador. Mano chegou a falar em desgaste de jogadores que fizeram parte da seleção que fracassou na última Copa e lembrou que Robinho sempre esteve nas listas, tanto dele quanto de Dunga. Estaria Mano só "dando um tempo" com Robinho? Foi o que pareceu.

Já com Kaká, a relação é mais distante e cheia de dúvidas. Mano argumentou que espera dele uma temporada 2012-2013 em altíssimo nível. Só assim passará a ter chance no grupo que levará à Copa de 2014, no Brasil. A ausência do atleta do Real na pré-lista olímpica e, consequentemente, no time que disputará as Olimpíadas de Londres, foi justificada por Mano como uma oportunidade para que Kaká realize uma grande pré-temporada com o seu clube, de forma que possa dar a resposta que o técnico da seleção espera dele.

Com o ex-são-paulino Hernanes, hoje jogador da Lazio, o contato que já foi bem difícil, principalmente após ser expulso no amistoso contra a França, que derrotou a seleção brasileira por 1 a 0, melhorou bastante. Mano até elogiou o seu desempenho na vitória por 2 a 1 contra a Bósnia. Terá mais chances. Mano disse o enxergar como um terceiro homem de meio-campo e não como meia, posição que atua na Itália.

Arouca, do Santos, que tem sido defendido por muita gente, também chegou a ser citado na entrevista. Mano disse que é um dos ótimos volantes que jogam no país e que já esteve para ser convocado nos amistosos contra a Argentina, no ano passado, mas acabou não ocorrendo pelo fato de estar machucado na época. O treinador também falou da dificuldade de convocar vários jogadores de um mesmo time, no caso, o Santos, mas não garantiu que irá chamar Arouca no futuro.

Sem comentários: