sexta-feira, 6 de março de 2009

O melhor David como ... Maldini

Quique Flores destacou as semelhanças físicas entre David Luiz e Maldini - curiosamente, no rescaldo do desastre que foi a exibição do jovem jogador no dérbi de Alvalade. David Luiz esteve nos três golos dos leões, mas o treinador espanhol não caiu em cima do defesa-central, adaptado a lateral-esquerdo: geriu com pinças cada palavra, pois entende que tem em mãos um diamante que pode chegar a um patamar tão elevado como o inquestionável Paolo Maldini. Esse mesmo. O defesa histórico do AC Milan, cujas características físicas não estão longe das de David Luiz.

O internacional italiano tem 1,86 m e pesa 85 kg. O camisola 23 das águias mede 1,89 m e pesa 84 kg. Portanto, estão separados apenas por três centímetros e um quilo. E Quique Flores parece querer tornar o jovem craque num jogador tão versátil quanto o capitão do AC Milan. O técnico tem apostado no camisola 23 como lateral-esquerdo, aproveitando as suas capacidades físicas. E para já levou o defesa a atingir a sua melhor temporada ao serviço do Benfica.

David Luiz disputou 17 partidas, superando 2006/07 e 2007/08, épocas em que somou 14 e 13 jogos, respectivamente. No primeiro ano demorou a ter uma oportunidade, mas quando esta surgiu agarrou-a definitivamente, enquanto em 2007/08 fez apenas 949 minutos, devido a uma lesão no quinto metatarso do pé direito, que o afastou dos relvados durante longos meses. Este ano, demorou para regressar em pleno, mas desde que ficou definitivamente à disposição tem sido aposta regular, somando já 1407 minutos.

David Luiz procura afirmar-se definitivamente, deixando de lado o estatuto de promessa, seguindo o exemplo de Maldini, que desempenha também funções de central ou lateral-esquerdo, a quem Quique Flores o compara.

Para já, há algumas semelhanças que os ligam. Ambos se estrearam como profissionais aos 16 anos, David Luiz no Vitória da Bahia e Maldini no AC Milan - David Luiz teve a primeira oportunidade no Benfica devido às lesões dos centrais, tal como aconteceu com o italiano -, chegando cedo à antecâmara da selecção principal, pois aos 18 anos já actuavam nas selecções de Sub-20 do Brasil e de Sub-21 da Itália, respectivamente. No entanto, é aqui que surge a primeira grande diferença, pois se o italiano chegou à Selecção A aos 19 anos, David Luiz aguarda ainda uma oportunidade, apesar de já ter sido chamado por Dunga para trabalhar com a equipa principal do seu país. E se o jovem defesa completou 47 jogos durante os três anos em que actuou no Brasil, Maldini completou 40 (!) na sua segunda época, tendo já uma carreira repleta de títulos, enquanto o camisola 23 das águias soma apenas o título de campeão baiano em 2005.

Fonte: O jogo

1 comentário:

margaridabenfiquista disse...

David Luis é um campeão

Beijokinhas princesa
..