terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ricos fintam a crise a atacam as estrelas

* http://blogdorevrodrigo.blogspot.com

O ditado diz que o Sol quando nasce é para todos mas com a crise as coisas mudam substancialmente de figura, sobretudo no futebol onde os clubes ricos continuam a ditar regras apesar do apertar de cinto que alastra à maioria dos emblemas europeus e mundiais. Por norma, o mercado de Inverno é um período pouco propício a grandes movimentações financeiras, por razões diversas como do ponto de vista económico a falta de liquidez, as quebras de receitas ou no plano desportivo a inclusão de um “corpo estranho” nos plantéis a meio da época com a obrigatoriedade de alcançar sucesso imediato.

Nos últimos anos, foram os clubes adquiridos por multimilionários quem colocou um ponto final no tradicional mercado de inverno. Na época passada, por exemplo, o Chelsea decidiu investir forte em Janeiro com as aquisições de Fernando Torres (58M) e
David Luiz (30M). Estas operações acabaram por criar uma enorme agitação no mercado inglês, tudo devido à intervenção dos blues já que o Liverpool aproveitou o encaixa financeiro proporcionado pela transferência de El Niño para atacar Carrol (Newcastle) pela surpreendente verba de 42M. O internacional inglês valia tanto dinheiro? Não, de forma alguma, mas o encaixe financeiro do Liverpool bem como a necessidade de colmatar uma importante lacuna no ataque levou a que o preço disparasse em flecha.

Tal como na época passada, também agora o Chelsea de Abramovich e André Villas-Boas volta a ser um agitador de mercado ao anunciar que tem 180 milhões para gastar. Mas desta vez, os blues não estão sozinhos e se o Manchester City já começa a ser o “monstro” de mercado que tudo tenta aglutinar agora junta-se o Paris Saint-Germain. Os franceses – que gastaram mais de 80 milhões no verão – estão dispostos a tudo para agradar ao novo técnico Carlo Ancelotti e decidiram atacar “apenas” Pato e Kaká, depois da recusa de Beckham em abandonar o sol de Los Angeles. O preço não é problemas mas os donos árabes tal como também não é para os compatriotas do City sempre atentos a tudo e neste inverno a De Rossi, Sneijder, Pato, Albiol ou tudo o que mexa. Em Itália, são os clubes de Milão a lutar por Carlos Tévez enquanto por cá só mesmo o FC Porto se pode dar ao luxo de gastar 16milhões num lateral- direito (Danilo). O resto trabalha com trocos.

Fonte: Mercado Aberto

Sem comentários: