domingo, 4 de setembro de 2011

«Gaitán é espectacular, Nolito e Witsel ajudam o Benfica» - David Luiz

*Goal.com



Deixou Portugal em Janeiro, numa altura em que o Benfica ainda lutava para renovar o título de campeão. Não perdeu a ligação ao País, nem o sorriso simpático. Numa entrevista no hotel onde a selecção brasileira prepara o particular de amanhã, com o Gana, em Inglaterra, David Luiz passa em revista Brasil, Benfica, Hulk, Danilo, Elias e também Dedé.

O que representa nesta altura a vinda à selecção, ainda por cima em Londres, a cidade onde joga, no Chelsea?
-Representa o mesmo que da primeira vez. É um privilégio vestir a camisola da selecção brasileira, representar a minha pátria. É um motivo de orgulho.

É mais uma forma de cimentar a sua posição no clube, ainda por cima com concorrência tão forte para um lugar no onze?
- A concorrência é forte no Chelsea e na selecção. Vou fazendo o meu trabalho diário, e tento sempre que seja um bom trabalho, feito com dedicação.

André Villas Boas chegou ao Chelsea com rótulo de treinador ganhador. Que diferenças sente no dia-a-dia da equipa?
- Bom, ao mudar o treinador há sempre mudanças. No ano passado não conseguimos conquistar os nossos objectivos, mas este ano trabalhamos para o conseguir. O André Villas Boas conseguiu uma oportunidade na carreira. Fez por isso, com um ano maravilhoso no FC Porto, em Portugal e na Europa. Para mim é bom tê-lo por cá. É mais fácil trabalhar com alguém que fala a nossa língua, por mais que se domine outro idioma, pois há sempre gíria mais complicada de entender. Também já conheço a forma de ser dos portugueses, o que me ajuda.

Mas mudou muito?
- Ele não tem feito uma mudança brusca. Está a implementar as suas ideias cada dia um pouco mais e vamos ter sucesso, tenho a certeza.

E Raul Meireles? É um bom reforço?
- O Raul Meireles é um grande jogador. Tive oportunidade de jogar contra ele em Portugal. Mostrou no Liverpool que se adaptou rapidamente à liga inglesa. Estou certo que vai acrescentar muita qualidade à nossa equipa.

Nota nesta concentração da selecção, com Hulk, Elias, Danilo e até, consigo, um ambiente de portugalidade?
- É bom, acima de tudo, estar com jogadores de muita qualidade. O Elias vai agora conhecer Portugal e ter oportunidade de sentir o que eu senti. Portugal é um País maravilhoso, onde há um campeonato muito forte, ao qual as pessoas, injustamente, não dão valor. Tem demonstrado a qualidade nos últimos anos, e esta constatação fica provada até com crescimento do SC Braga. Que o crescimento continue, é o que desejo.

Em que pode o Sporting beneficiar da contratação de Elias?
- O facto de o Elias estar na selecção já mostra a qualidade dele. Olhe, pode jogar em várias posições do meio-campo, por exemplo. Não teve felicidades no Atl. Madrid, mas tenho a certeza de que o terá no Sporting, com excepção, claro, para os jogos com o Benfica.

Quem é mais difícil de marcar para si, enquanto defesa? O Hulk ou o Elias?
- O Hulk é avançado e o Elias é médio, logo não há muito confronto directo, nem proximidade. O Hulk dá sempre trabalho a qualquer defesa. É um jogador de enorme qualidade e todos sabemos isso.

Como se explica a dificuldade que ele está a ter para se afirmar na selecção brasileira, sendo um jogador com tantas virtudes?
- Tudo tem o seu tempo. Há o tempo de Deus para todas as coisas. Ele está a demonstrar a sua qualidade no FC Porto e tudo vem com naturalidade. Tal como o Hulk, há outros jogadores que procuram uma oportunidade. Fico feliz por tê-lo de novo aqui. Jogo com ele desde pequeno, é um amigo e espero que tenha sucesso aqui como tem no Porto.

É uma questão de estilo? Acha que é pela forma como joga que tarda em impor-se na equipa nacional?
- Acho que não! O facto de ter um estilo diferente não é problema. Pelo contrário, até é bom para nós termos várias possibilidades de jogo, várias opções para colocar em campo. É bom ter avançados diferentes, pois é difícil lidar com uma equipa onde todos têm condições para serem titulares. A verdade é que vai sempre entrar em campo uma equipa muito forte.

O que pode Danilo acrescentar ao FC Porto quando chegar a Portugal, em Janeiro?
- O Danilo mostra no Santos que tanto joga no meio-campo, como joga na lateral, que tem muita força e muita qualidade técnica. Desejo-lhe que tenha muita sorte e sucesso a nível pessoal, mas, claro, que não o tenha nos jogos com o Benfica.

O Benfica está sempre no seu discurso. Dá para perceber que continua muito ligado ao clube. O que sabe da equipa desta temporada?
- Tenho acompanhado os jogos. O Benfica contratou jogadores de grande qualidade e voltou à dinâmica que tinha no ano em que fomos campeões. Passa-se também algo de importante, que é o facto de os jogadores também conhecerem a metodologia de Jorge Jesus. Isso ajuda muito. Na escola, os professores também ensinam de forma própria e alguns alunos aprendem em dois dias, mas outros precisam de um mês. Em Portugal, por vezes, não há paciência para esperar por alguns jogadores...

«Disse a Dedé que fui muito feliz na Luz» - David Luiz

Na sexta-feira David Luiz passou boa parte do treino a conversar com Dedé, defesa-central do Vasco da Gama, cujo nome está há algum tempo na lista de potenciais reforços do Benfica. Tal como A BOLA ontem noticiou, os dois falaram, antes da sessão de treino em Motspur Park, centro de estágio do Fulham, e em alguns momentos livres, sobre o clube da Luz.

«Ele perguntou-me ontem no treino sobre o Benfica. Eu disse-lhe que se tiver oportunidade de ir, esse será um grande passo na carreira dele. Disse-lhe que é um lugar maravilhoso, onde fui muito feliz. Mas disse-lhe que antes de tomar a decisão deve sentir no coração. É assim em tudo na vida. Temos de dar passos quando as coisas nos tocam no coração. Também vi que ele pensa assim. Ele vai sentir o momento certo para sair do Vasco da Gama».

Conhecedor de Dedé, com quem tem formado dupla em Londres, e, claro, do Benfica, David Luiz não tem dúvidas. O internacional brasileiro tem tudo para dar o salto e para formar boa dupla com Luisão. «Faria boa dupla com Luisão, tal como Garay tem feito, ou o Jardel, o Miguel Vítor... O Benfica tem excelentes defesas-centrais».





Fonte: A Bola

Sem comentários: