domingo, 31 de julho de 2011

Recordações de um campeão #17

* A Bola

«Eu e Sidnei vamos formar uma dupla fantástica!»
David Luiz preparado para substituir 'patrão' Luisão na Taça e em Alvalade

O defesa-central brasileiro do Benfica, David Luiz , tranquiliza os adeptos do Benfica quanto à forma como a defesa encarnada vai apresentar-se nos próximos compromissos, os embates para a Taça de Portugal com V. Guimarães, já depois de amanhã, no Estádio da Luz, e a visita a Alvalade, para defrontar o Sporting, em jogo do campeonato. E responde com firmeza quando lhe perguntam se está preparado para ser o patrão, dado que o habitual comandante da defesa, Luisão, ainda recupera de uma apendicite: «Estou sempre preparado e quem vai substitui-lo também estará preparado.»

David Luiz fundamentou as suas palavras e explicou que Sidnei, o homem que terá por incumbência render Luisão, está mais do que pronto para os desafios em causa. «Eu e Sidnei já nos conhecemos há muito tempo e o entrosamento não será um problema, teremos, com certeza, o melhor entrosamento. Aliás, Sidnei é um jogador de muita qualidade, tem um grande potencial e confio nele, assim como acredito no meu próprio potencial. E acredito que vamos formar uma dupla fantástica.

Os benfiquistas podem estar descansados quanto a isso», afirmou o brasileiro, pouco impressionado com o facto de Liedson ter por hábito marcar golos ao Benfica, ele que esta temporada até tem estado menos eficaz do que é costume: «Liedson é perigoso, mas não é o único. O Sporting não é só Liedson, tem muitos outros jogadores com enorme potencial. Mas é sem dúvida um bom jogador, um ponta-de-lança de qualidade, o ponta-de-lança titular da vossa selecção... Para nós, no entanto, é indiferente, pois estamos preparados para ir a Alvalade e tentar ganhar, é o nosso objectivo.»

«Sporting é sempre perigoso»

E nem mesmo a entrada de Carlos Carvalhal para o comando técnico dos leões, por troca com Paulo Bento, motiva preocupação no defesa-central brasileiro do Benfica, mesmo que admita que o rival da Segunda Circular merece ser sempre levado em boa conta: «O Sporting é uma equipa sempre perigosa e com muita qualidade. É uma equipa que luta pelo título nacional e isso diz bem da sua grandeza, luta pelos mesmos objectivos que nós. Com Paulo Bento ou Carvalhal, o Sporting continua a ser forte.»

«Cuidado com o V. Guimarães»

David Luiz sublinhou, no entanto, que «antes de pensar no jogo com o Sporting é preciso lembrar que existe o jogo com o Vitória de Guimarães». E explica porquê: «É um adversário perigoso e temos de tomar cuidado, pois sabemos que a Taça de Portugal é uma prova a eliminar, é uma prova em que só pode passar uma equipa e é um dos nossos objectivos para a temporada. Mas estamos bem preparados para vencer o jogo.»

Antes de abandonar a SportZone do Colombo, onde marcou presença numa iniciativa da Nike, o jogador brasileiro teve ainda tempo para recordar que «a paragem do campeonato por causa dos compromissos das selecções foi boa para os jogadores do Benfica, pois precisavam de descansar». «E não vamos perder a forma», garante.

«Esta pequena peruca dá que falar»
O humor do brasileiro em resposta ao humor sobre o seu cabelo

Quando chegou a Portugal, em Janeiro de 2007, David Luiz trazia o cabelo mais curto, depois foi trabalhando o visual, chegou a andar de cabeça rapada, mas desde há uns meses largos decidiu não passar mais pelo cabeleireiro. Mas tem plena consciência de que o seu visual não passa em claro aos adeptos ou simples observadores, como aqueles adolescentes que estavam mortinhos por lhe perguntar pelo penteado e que no final tanto procuraram o seu autógrafo como simplesmente tocar num dos seus cabelos. «Este penteado não influencia o dia-a-dia. E é sempre bom ter uma imagem de marca. Eu sei que esta pequena peruca dá muito que falar, mas é a minha imagem de marca e espero que assim seja por muitos anos», explicou, sem complexos, o jovem brasileiro de 22 anos.

Um pai 'babado' a assistir

Quem não se associa visualmente ao jogador do Benfica é o pai, o senhor Lau, um homem de 50 anos, que mais parece o irmão mais velho de David Luiz ... mas de cabelo bem curto e, ontem, de chapéu. De férias em Portugal até ao dia 24 de Novembro, surgiu com o defesa-central na iniciativa da Nike e, discretamente, foi apreciando o desembaraço do filho na por vezes difícil relação com adeptos e Comunicação Social.

E aquele brilhozinho nos olhos, aquele orgulho de ver que um pedaço de si está a vingar na vida com enorme sucesso estava bem patente no seu olhar. «Estou muito feliz pelo David, trabalhou para chegar aqui e tenho a certeza que vai continuar assim. Esse é o caminho que Deus traçou para ele», explicou, com alguma emoção, antes de abordar um tema mais sério. O filho estará à altura da responsabilidade de render Luisão? «Sem dúvida! Mas o Benfica não pode pôr demasiada responsabilidade sobre ele, pois tem uma excelente equipa e todos devem dar o melhor de si», fundamentou, sem esquecer a recente renovação de contrato de David Luiz , que o ligará mais alguns anos ao Benfica e a Lisboa: «Trabalhou muito para que isso acontecesse e viu o seu esforço recompensado. Nunca tive dúvidas de seria reconhecido. Ele merece!»

«O meu ídolo... é o meu pai»

Uma das curiosidades da jovem plateia prendia-se com as referências de David Luiz , se tinha um ídolo, se olhava para alguém com uma admiração especial. E a resposta foi surpreendente, mas apenas para quem não conhece bem o futebolista do Benfica: «O meu pai, que está aqui, é que é o meu ídolo. Foi ele que me ensinou tudo, foi ele que me ajudou a chegar aqui, foi ele que me deu a educação. Se aqui estou é por causa dele.»

«Fiquei feliz por Portugal»
David Luiz não esquecei apuramento para a África do Sul e contributo de Coentrão

Em Portugal desde Janeiro de 2007, quando chegou em cima do encerramento do período de transferências para reforçar o Benfica de Fernando Santos, David Luiz vive as emoções do futebol português com naturalidade, mas, também, muita intensidade, mesmo quando os feitos alcançados não são os do Benfica. «Fiquei muito feliz por Portugal ter conseguido o apuramento para o Campeonato do Mundo.

Mais a mais quando o meu companheiro de equipa, Fábio Coentrão, também contribuiu para isso. Também fiquei feliz por ele», explicou o brasileiro, que acalenta a ambição, o sonho, de um dia vestir a camisola da selecção do Brasil, mas sem nunca pretender ficar refém da situação, pois sabe que ela ainda pode tardar. «Não escondo que é um sonho, mas deixo isso nas mãos de Deus. Ele é que tem de escolher o meu caminho e tomar a decisão de, um dia, eu ter essa possibilidade», comenta, sem complexos.

David Luiz sabe que a equipa de Carlos Dunga está forte e que nela actuam jogadores como Luisão, seu colega de equipa no Benfica, Juan ou Lúcio, excelentes defesas-centrais do futebol europeu, e limitou-se a sorrir com sinceridade quando lhe perguntaram se lhe passava pela cabeça defrontar Portugal... no Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul.

Fonte: A Bola (20 de Novembro de 2009)

1 comentário:

Starstruck disse...

O David é fantástico ♥