quarta-feira, 10 de novembro de 2010

David e Coentrão na montra para Janeiro

* Sapo Desporto

David Luiz e Fábio Coentrão são dois dos jogadores mais assediados pelos "tubarões" europeus e estão na montra encarnada para a reabertura do mercado. Ao que O JOGO apurou, a política da SAD para Janeiro está por esta altura bem definida e, ao contrário do que aconteceu na última época, passa por um claro desinvestimento. Perante a derrota no Dragão, os responsáveis estão conscientes de que o bicampeonato está mais perto de ser uma miragem do que outra coisa, pelo que, na Luz, já se começa a pensar em 2011/12. E é aqui que entra a possível venda de um destes valiosos activos.

Os campeões nacionais não vão apostar forte no reforço da equipa para a segunda metade da época - o objectivo passa agora por atacar o segundo lugar, que dá acesso aos milhões da Champions, e, até lá, passar à fase seguinte da presente edição desta prova -, e a estratégia irá, tudo indica, passar mesmo pela não-contratação de qualquer novo elemento. E, já de olhos postos na próxima campanha, a sociedade anónima poderá não resistir aos apelos dos endinheirados emblemas europeus, ao contrário do que fez no último Verão, onde "só" não conseguiu segurar Di María e Ramires.

O camisola 23 e o internacional português estão entre os mais cobiçados, e a venda de um deles em Janeiro - Jorge Jesus não quer perder dois elementos fundamentais de uma assentada, principalmente na defesa - é neste momento um cenário bem real. Vantagens? O início do ataque a 2011/12, mas já com dinheiro no bolso a permitir uma prospecção de craques de qualidade e com tempo para... comprar melhor.

O JOGO sabe, todavia, que em cima da mesa está outro cenário: vender em Janeiro, com saída efectiva apenas no final da época. Este cenário permitiria aos responsáveis encarnados não só ter desde logo a garantia de um avultado encaixe financeiro - a transferência seria forçosamente realizada por valores um pouco mais baixos -, como ainda manter os jogadores no plantel, enquanto ainda ganhavam tempo para procurar os devidos substitutos.

Tal hipótese começa por esta altura a ganhar alguma força na Luz, até porque a actual campanha dos encarnados tem servido - ao contrário do que aconteceu na última época - para desvalorizar ou estagnar os valores dos passes de muitos jogadores.

Nestas contas poderá ainda entrar Cardozo, mas o internacional paraguaio tem visto uma grave lesão afastá-lo dos relvados onde na última época fez disparar a sua cotação como melhor marcador do campeonato e também da Liga Europa, a par de Pizarro (Werder Bremen).

Está bem definido, naturalmente, que eventuais saídas de David Luiz ou Fábio Coentrão nunca poderão ter lugar por montantes abaixo dos 25 milhões de euros.

Cláusulas de peso

Tanto David Luiz como Fábio Coentrão estão blindados por avultadas cláusulas de rescisão. No caso do central, o montante ascende a 50 milhões de euros, enquanto o lateral está protegido por um valor 20 milhões inferior. O facto de o internacional português ter recentemente renovado o seu vínculo por mais uma época (até Junho de 2016) e não ter, como consequência, visto subir a dita cláusula rescisória é por si só um sinal de que a venda - seja em Janeiro, seja apenas no final da época - é um cenário praticamente inevitável.


Fonte: O Jogo

2 comentários:

Starstruck disse...

Acredito que algum deles vá embora do Benfica. Infelizmente tem que ser =(

Bjnhs da Dani**

Sara Silva disse...

Blogue muito fixe parabéns.