quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O sonho de David Luiz

Há algo de especial em David Luiz. Chegou a Portugal com apenas 19 anos e não demorou muito tempo a tornar-se num dos símbolos do actual Benfica. A raça, a alegria e o entusiasmo que deixa em campo transformaram o defesa brasileiro num ídolo para os adeptos benfiquistas, num elemento indispensável para uma equipa que entusiasma as bancadas do Estádio da Luz como há muito tempo não se via.

A idade pouco importa. Aos 22 anos, David Luiz demonstra uma maturidade bem acima da média e muita classe em todas as acções de jogo. É defesa central, mas empolga os adeptos cada vez que sobe no terreno com a bola controlada, já jogou a lateral esquerdo mas, se for preciso, está disposto a actuar como guarda-redes ou ponta-de-lança para ajudar a equipa. Sempre com a vitória em mente, o sucesso que tem tido no Benfica não é muito difícil de explicar.

“Não há muitos segredos, apenas temos que respeitar o público e a instituição que representamos para merecer vestir a camisola do Benfica. A idade representa pouco. Podemos ser jovens aos 34 e maduros aos 20. Na minha idade, julgo que cheguei a um bom compromisso. Amadureci muito desde que cheguei à Europa, gosto do que faço e tenho um tremendo respeito pelos sócios e adeptos que nos apoiam a cada fim de semana no estádio”, revela David Luiz ao FIFA.com.

O brasileiro gosta de assumir a responsabilidade. Pelo tal “respeito aos adeptos e ao clube”, pela consciência que é preciso devolver, dentro de campo, o apoio que sente por parte das bancadas do Estádio da Luz. “Um jogador tem de saber que os adeptos devem ‘cobrar’ e que tem de dar tudo o que está ao seu alcance. Sempre”, destaca o atleta que, também por isso, está disposto a todos os sacrifícios para fazer aquilo de que gosta: “A partir daí, então, podemos falar das capacidades individuais. Sou central, é nesse posto que me sinto mais à vontade, mas se for necessário jogo na baliza ou a avançado! Tenho de dar graças de ter o privilégio de fazer aquilo que amo”, afirma.

Futuro a verde e amarelo
Esta época, David Luiz só falhou jogos por castigo ou por lesão. É um indiscutível no centro da defesa, onde faz dupla com o compatriota e internacional brasileiro Luisão. Apesar de ter saído do Brasil muito novo, tem a consciência que as suas exibições não passam despercebidas no outro lado do Oceano Atlântico, como ponto de partida para um sonho que ainda não se tornou numa obsessão. “Os responsáveis da selecção brasileira estão atentos ao trabalho de muitos jogadores que jogam fora do Brasil”, começa por dizer o defensor.

“Representar a selecção brasileira é algo que qualquer jogador deseja. Mas temos de saber que há muitos e bons jogadores para dar o seu contributo à selecção. É claro que trabalho todos os dias para representar o meu clube e, se a oportunidade de vestir a camisola do meu país surgir, vou agarrá-la com toda a força. Mas sendo um sonho não é uma obsessão!”, garante o central, que já foi internacional Sub-20 com a camisola canarinha.

O Mundial de 2014, que vai ser jogado no Brasil, é, assim, um objectivo ainda distante e, para já, David Luiz tem outras prioridades. Dar seguimento à excelente época que o Benfica tem vindo a realizar, uma vez que o clube da Águia está na luta pela conquista de três competições: campeonato português, Taça da Liga e UEFA Europa League.

“Temos de fazer o máximo por conquistar esses três objectivos. Se vai ser difícil conquistar os três? Seguramente que sim, mas temos o dever de dar o nosso melhor”, destaca o central, perfeitamente consciente que os adeptos encarnados estão ávidos por uma grande festa: “Se tivesse de escolher apenas um objectivo, centrava-me na conquista do campeonato. Acho que é uma alegria que estamos a dever aos nossos adeptos”.

1 comentário:

ARENA DAS DUNAS disse...

...Maravilha!!! Tudo isso é verdade e não precisa nem vc falar branquinho dos cachos dourados. Sua presença em campo é sempre um brilho, um motivo de levantarmos de dizer: vale pena ver esse jogo e todos os demais que vc atuará. É um estilo, uma elegancia... que enaltece ainda mais o nosso futebol, o estadio da Luz. David Luiz um grande homem, um bom filho e sem dúvidas um dos melhores que estará na copa do mundo em 2014. E que aqui no RN mas precisamente em NATAL tenhamos o prazer de recebê-lo juntamente com a seleção canarinho. Mas...q em especialmente eu possa vê-lo e quem sabe? Senti-lo? rss Boa sorte Marinho vc é um amor de pessoa.E o Benfica q te segure pois vc ainda vai nos dar muitas alegrias em campo. Viva!!! Eu sou Benfica eu sou FELIZ!!!