segunda-feira, 5 de setembro de 2016

David Luiz é o 4.º mosqueteiro

Central volta ao Chelsea, imitando Matic, José Mourinho e Drogba já na era Abramovich
~
* Getty Images

O último dia do mercado de transferências ficou marcado por vários negócios mas nenhum surpreendeu tanta gente como o regresso de David Luiz ao Chelsea por 38,5 milhões de euros, dois anos depois de ter rumado à cidade luz para representar o Paris Saint-Germain por 50 milhões. Ainda que possa ter sido inesperado, este movimento não é inédito desde que Roman Abramovich está nos blues, tendo o antigo central do Benfica sido agora o... quarto mosqueteiro, no que toca a regressos a ‘casa’ após se desligarem do clube.

E tudo começou no verão de 2013, quando o multimilionário russo resolveu resgatar José Mourinho para o comando técnico da equipa do Chelsea, depois de o ter despedido em setembro de 2007. A seca de campeonatos dos blues desde 2010 levou Abramovich a acreditar novamente no dedo de Mourinho e a verdade é que, em parte, resultou pois o técnico português (re)conquistou a Premier League na sua segunda época.

E conseguiu o tão almejado título com mais dois retornados. Primeiro foi Didier Drogba, lenda dos blues, a chegar no verão de 2014 – saíra em 2012 a custo zero e foi assim que voltou –para reforçar o ataque e deixar Mourinho mais descansado em relação à reconquista do cetro. Mas o português chegou à reabertura do mercado em janeiro e promoveu outro regresso: Matic deixou o Benfica para voltar a ‘casa’ por 25 milhões, mais 20 do que valia quando rumou à Luz, incluído na primeira ida de... David Luiz para Londres.

E foi com Matic, Drogba e Mourinho que o Chelsea voltou a ser campeão. Ainda assim, se receberam 50 milhões do PSG por David Luiz em 2014, os blues investiram 63,5 milhões de euros com a dupla compra do central. Assim, os regressos já implicaram 33,5 milhões de prejuízo a Abramovich.

O mesmo destino

Agora, desconhece-se se terá sido o multimilionário russo a sugerir o regresso de David Luiz. Mas a verdade é que depois de tentar os centrais Koulibaly (Nápoles), Bonucci (Juventus) e Romagnoli (Milan), Conte garantiu o internacional brasileiro. E o 4º mosqueteiro tenta ter o mesmo destino dos outros: ser campeão inglês no regresso.

Fonte: Record 

Sem comentários: