sábado, 2 de janeiro de 2010

David foi rei em 2009


Se há algum jogador que deva ficar associado a 2009, ele é David Luiz. O defesa-central brasileiro, de 22 anos, foi o que mais jogou de águia ao peito ao longo do último ano civil. O camisola 23 do Benfica cumpriu 3870 minutos dentro das quatro linhas em todas as provas oficiais disputadas pela equipa, seguindo-se Luisão, a uma distância ainda considerável de 630 minutos [ver tabela em anexo dos oito que mais jogaram em 2009]. Esta época, os dois centrais brasileiros são, refira-se, totalistas no Campeonato.

Mas regressando a 2009, no total dos 47 jogos realizados pelos encarnados no ano que terminou, David Luiz alinhou em 43 e sempre durante os 90 minutos. Portanto, falhou apenas quatro: frente ao Trofense, para o Campeonato, a 4 de Janeiro de 2009, em que ficou no banco de suplentes (é, de resto, o primeiro jogo desta contagem); na partida com o Olhanense, para a Taça da Liga, também na condição de suplente não utilizado; com o Belenenses na última ronda do Campeonato transacto, devido a lesão: e, já esta época, Jorge Jesus poupou-o recentemente de jogar frente ao AEK.

Di María até tem mais um jogo que David Luiz ao longo de 2009 (44), mas a vedeta argentina jogou menos minutos, pois na temporada passada era invariavelmente substituído por Quique Flores na segunda parte dos desafios, ao passo que esta época tem 15 jogos completos e seis incompletos.

David Luiz, para além de ser o mais utilizado, é hoje um dos mais carismáticos e adorados jogadores benfiquistas, prometendo fazer render em breve muitos milhões aos cofres encarnados.

O jogador chegou à Luz em Janeiro de 2007, por empréstimo do Vitória da Bahia, tendo depois o Benfica accionado a cláusula de opção de compra do passe do central. No fundo de investimento criado em Setembro último pelo Benfica em parceria com o BES, o jovem atleta foi avaliado em 18 milhões de euros.

Uma fractura na base do quinto metatarso do pé direito no início de 2007/08 fez com que essa época e o início da seguinte ficassem praticamente perdidas. Em Novembro de 2008, voltou a jogar com regularidade e o seu rendimento, desde então, tem vindo sempre a crescer. Na época passada, foi muito utilizado a lateral-esquerdo, mas Jorge Jesus fê-lo regressar à sua posição de origem no centro da defesa.

Central muito assediado pelos grandes clubes da Europa
O Benfica não deverá conseguir segurar David Luiz por muito mais tempo. O assédio dos grandes emblemas europeus tem sido constante esta época, sendo o Real Madrid o mais recente alegado interessado na contratação do defesa de 22 anos (também o Chelsea e o Inter de Milão têm andado de olho no jogador). Segundo notícias vindas de Espanha, David Luiz é o preferido de Jorge Valdano para compensar a ausência, por lesão, de Pepe. Na Imprensa do país vizinho, é definido como um "atleta rápido, corpulento, joga bem com os dois pés, domina o jogo aéreo, é determinado na defesa e tem uma boa disciplina táctica".

Só milionários o podem levar...
Os clubes portugueses estão a apostar cada vez mais em cláusulas de rescisão milionárias, por forma a protegerem os seus activos de serem "caçados" pelos "tubarões" europeus sem o devido retorno financeiro. David Luiz tem, desde Outubro, altura em que renovou contrato com o Benfica até 2015, uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, a terceira mais elevada de Portugal, a seguir a Hulk, do FC Porto (100 milhões) e a Cardozo (60 milhões). A de Di María é de 40 milhões de euros.

Os 8 melhores em 2009
Nome Minutos Jogos

David Luiz 3870 43
Luisão 3240 36
Maxi Pereira 2936 35
Cardozo 2895 38
Di María 2872 44
Aimar 2805 36
Rúben Amorim 2718 40
Quim 2070 23
Fonte: O Jogo
David como os melhores

Pelo que jogavam, pela garra que imprimiam em cada lance, pela dedicação ao clube, pela competência, Ricardo Gomes e Mozer ficarão para sempre ligados à história do Benfica e do futebol mundial.

É evidente que os títulos conquistados e a presença regular na selecção brasileira contribuíram muito para o sucesso dos jogadores, mas ninguém ficava indiferente à forma como os internacionais canarinhos se exibiam no relvado: um mais elegante e cerebral (Ricardo Gomes) e o outro mais agressivo e impulsivo (Mozer). David Luiz herdou os genes dos compatriotas e tem tudo para superá-los. Infelizmente para o Benfica, deverá fazê-lo já com outra camisola.

Percebe-se o porquê de ser indiscutível para Jorge Jesus, percebe-se o carinho que Rui Costa nutre por ele desde a primeira hora e percebe-se o alcance da blindagem que a SAD fez ao aumentar a sua cláusula de rescisão para 50 milhões de euros. Mas a verdade é que David, ainda com 22 anos, vai voar.
Sérgio André (O Jogo)

3 comentários:

Sur23 disse...

Contigo no Benfica, contigo no Real...Contigo em qq parte do mundo David!!
Se for é muita pena, mas como fãs só temos de ficar felizes por ele ser tão bom jogador e tão boa pessoa..ele merece tudo de bom e merece o nosso apoio seja em q parte do mundo for!!
Vai custar se ele sair sim..mas todos sabemos que o mercado é assim..

Força David..sempre contigo <3

JOTA ENE ✔ disse...

ººº
Que 2010 te traga: ...

... A segurança do Luisão. A atitude do David Luiz. A força do Javi Garcia. A magia do Aimar. A irreverência do Saviola e, a concretização do Cardozo… É claro… E tudo isto abençoado por Jesus…

http://benficadojota.blogspot.com/
► Espaço de colecionismo do Benfica ◄

SaraLuiz disse...

David foi rei em 2009 ..! e nao só ! O David sempre foi rei , mas ainda bem que o destacaram ! O David Luiz tem muito potencial, tem tudo para ser dos melhores jogadores , se já o é , por isso é normal a ambiçao dos outros lubes por ele .. como fa incondicional sinto-me muito orgulhosa mas como benfiquista a tristeza apodera-se de mim ao saber da sua eventual saída mas é assim mesmo! seria perfeito se a carreira no Glorioso fosse constante mas as vezes é bom para se sentir o real valor dele! DAVID LUIZ SERÁS PARA SEMPRE O MAIOR DOS GIGANTES! <33 BENFICA <3 Micaela querida gosto muito de ti. saudades <3